Vaticano: Papa defende «soluções integrais» para dramas da pobreza, guerra e crise ambiental

Francisco enviou mensagem pelos 150 do jornal italiano «La Stampa»

Cidade do Vaticano, 09 fev 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco defendeu hoje que os problemas da pobreza, da guerra e da crise ambiental estão interligados e exigem “soluções integrais”.

“Não podemos continuar a ignorar que a pobreza, o subdesenvolvimento, as migrações, a exploração da terra e a poluição do planeta são fenómenos profundamente ligados entre si”, escreve, numa mensagem pelos 150 do jornal italiano ‘La Stampa’, publicada pelo periódico na sua edição comemorativa.

Francisco propõe aos responsáveis políticos que procurem “soluções integrais para combater a pobreza” e devolver a dignidade aos “excluídos e descartados da sociedade”.

A mensagem convida a cuidar da natureza “a partir do que de mais precioso ali habita, a vida humana”.

O Papa lamenta a “incapacidade” de se chegarem a soluções negociadas e “não violentas” para os conflitos internacionais, face a “interesses económicos muitas vezes inconfessáveis” e ao “tráfico de armas”.

Francisco fala depois do “oceano de bem” que trabalha no mundo, resistindo à “globalização da indiferença”, dando como exemplo o auxílio às vítimas dos bombardeamentos na Síria ou o acolhimento de migrantes e refugiados.

O Papa despede-se com votos de que o jornal procure descrever o mundo de hoje na sua complexidade, “sem nunca se esquecer do oceano de bem que nos faz olhar para o futuro com esperança”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top