Vaticano: Papa dedica catequese a Santa Teresinha e promete carta apostólica

Francisco apresentou reflexão sobre a religiosa de Lisieux

Cidade do Vaticano, 07 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa dedicou esta manhã a sua catequese semanal à figura de Santa Teresa do Menino Jesus, anunciando a publicação de uma carta apostólica por ocasião dos 150 anos de nascimento da padroeira das missões.

“Não é missionário apenas quem deixa a sua pátria e vai para longe, aprende línguas novas e nelas anuncia a Boa Nova de Jesus, mas toda as pessoas que, no lugar onde vivem, servem como instrumento do amor de Deus e tudo fazem para que Jesus passe para os outros”, referiu, perante os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, antes de seguir para o Hospital Gemelli, onde vai ser submetido a uma cirurgia.

Teresa de Lisieux, monja carmelita (Alençon, França, 02 de janeiro de 1873- Lisieux, 30 de setembro de 1897) morreu com 24 anos de idade, após uma vida marcada pela sua frágil saúde e grande “zelo apostólico”, destacou Francisco.

“A fé nasce por atração. Ninguém se torna cristão porque forçado por alguém, não, mas porque tocado pelo amor”, assinalou.

Perante as relíquias de Santa Teresinha, como é conhecida popularmente, Francisco rezou para que todos superem o seu “egoísmo”.

“peçamos a paixão de interceder, de interceder para que esta atração seja maior nas pessoas e para que Jesus seja conhecido e amado”, concluiu.

As relíquias chegaram na terça-feira à capital italiana, onde permanecem durante 10 dias, em peregrinação pelas paróquias de Roma.

Na saudação aos peregrinos de língua francesa, Francisco deu as boas-vindas em particular à delegação que esta peregrinação, formada por autoridades civis e eclesiásticas de Lisieux:

“Peçamos à nossa Santa a graça de amar Jesus como ela o amou, de lhe oferecermos as nossas provações e dores, como ela o fez, para que seja conhecido e amado por todos”, apelou.

No final da audiência geral, o Papa dirigiu-se para o Hospital Universitário Agostino Gemelli onde, esta tarde, vai ser submetido a “uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral”, segundo informações do Vaticano.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top