Francisco sublinha necessidade de misericórdia, sem julgar o próximo
Cidade do Vaticano, 18 mar 2019 (Ecclesia) – O Papa disse hoje no Vaticano que a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa, deve ser marcada pela esmola, “não só material mas também espiritual”, com misericórdia e sem julgar o próximo.
Na homilia da Missa a que presidiu na Capela da Casa de Santa Marta, Francisco convidou a gestos de atenção ao outro, como “dedicar tempo a quem precisa, visitar um doente, sorrir”.
“Não tenham os bolsos fechados; sejam generosos em doar aos pobres, àqueles que precisam e dar também tantas coisas: dar conselhos, dar sorrisos às pessoas, sorrir. Sempre dar, dar”, insistiu.
Segundo o Papa, esta é a atitude que leva ao “não julgamento, ao não condenar e ao perdoar”.
https://www.facebook.com/vaticannews.pt/videos/334935160464044/
O tema voltou a estar presente num encontro com os religiosos e religiosas da ordem fundada por São Camilo de Lellis, esta manhã.
Francisco defendeu que a “ternura” é essencial no Cristianismo, evocando a figura de São Camilo de Lellis como alguém que se “dedicou com amor e carinho” aos que sofriam, em particular os doentes, “realizando uma missão preciosa, na Igreja e na sociedade”.
OC
Como se faz para não julgar, não condenar e perdoar? "Dai e vos será dado": sejam generosos ao doar. Não somente esmola material, mas também esmola espiritual: dedicar tempo a quem precisa, visitar um doente, sorrir. #SantaMarta
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) March 18, 2019