Tema anima 108.º Dia Mundial dedicado a quem deixa a sua terra
Cidade do Vaticano, 22 fev 2022 (Ecclesia) – O Papa escolheu como tema para o 108.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado a frase ‘Construir o futuro com os migrantes e os refugiados’, anunciou hoje o Vaticano.
A celebração vai acontecer a 25 de setembro de 2022, um domingo, e visa este ano “evidenciar o compromisso” que todos são chamados a assumir para “construir um futuro que responda ao projeto de Deus, sem excluir ninguém”.
“Construir com”, precisa a nota de imprensa da Santa Sé, “significa em primeiro lugar reconhecer e promover o contributo dos migrantes e dos refugiados nesse trabalho de construção”.
“Só assim será possível edificar um mundo que garanta as condições para o desenvolvimento humano integral de todos e todas”, acrescenta a nota.
A mensagem do Papa, subdividida em seis subtemas, vai aprofundar dimensões “essenciais” do contributo – real e potencial – dos migrantes e dos refugiados para “o crescimento social, económico, cultural e espiritual da sociedade e da comunidade eclesial”.
A Secção ‘Migrantes e Refugiados’ do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) vai lançar, a partir do final de março, uma campanha de comunicação visando promover “uma compreensão aprofundada do tema e dos subtemas da Mensagem através de conteúdos multimédia, material informativo e reflexões teológicas”.
OC