Francisco regista melhoras no joelho, apesar de dificuldades visíveis em deslocar-se
Cidade do Vaticano, 03 abr 2022 (Ecclesia) – O Papa comentou hoje os seus problemas de saúde, que se deslocou em Malta com visíveis dificuldades e subiu ao avião com a ajuda de um elevador.
“Tenho este problema com o joelho, que traz problemas de deslocação, ao caminhar, é um pouco incomodativo, mas está a melhorar, pelos menos consigo andar. Há duas semanas não conseguia fazer nada”, referiu aos jornalistas que o acompanharam no voo de regresso a Roma, após dois dias de viagem.
Francisco falou numa coisa “lenta”, que pode piorar, por causa da sua idade (85 anos), assumindo que a sua saúde é um “pouco caprichosa”.
“Esperemos que corra bem”, desejou.
O Papa mostrou-se “feliz” com a sua viagem a Malta, destacando o “entusiasmo impressionante do povo”, que o “surpreendeu”.
Em fevereiro, Francisco cancelou uma viagem a Florença, na Itália, por causa de um problema no joelho, que o impediu também de presidir às celebrações da Quarta-feira de Cinzas, a 2 de março.
No último dia 26 de janeiro, durante a audiência pública no Auditório Paulo VI, o Papa disse aos peregrinos que não poderia deslocar-se até junto deles, para os habituais cumprimentos, por causa da uma inflamação num ligamento do joelho direito.
“É uma coisa passageira, dizem que só acontece aos velhos, não sei porque me aconteceu a mim”, brincou.
Jorge Mario Bergoglio, de 85 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.
Ao longo do seu pontificado, o atual Papa teve várias crises ligadas à dor ciática, que o obrigaram a cancelar alguns eventos.
A 4 de julho de 2021, Francisco foi submetido com sucesso a uma cirurgia programada, por causa de um problema no cólon e esteve internado até 14 de julho.
OC