Decisão visa «evitar aglomerações» no atual cenário de pandemia
Cidade do Vaticano, 30 nov 2020 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje que o Papa decidiu cancelar a tradicional deslocação ao centro de Roma no dia da Imaculada Conceição, para evitar aglomerações no atual cenário de pandemia.
“No dia 8 de dezembro, o Santo Padre fará um ato de devoção particular, confiando a Nossa Senhora a cidade de Roma, os seus habitantes e tantos doentes em todas as partes do mundo”, indica uma nota da sala de imprensa da Santa Sé enviada aos jornalistas.
Segundo o texto, a opção de não ir à Praça de Espanha, em Roma, para o Ato de Veneração da Imaculada Conceição, “deve-se à persistente situação de emergência sanitária e para evitar qualquer risco de contágio causado pelas aglomerações”.
Em outubro, o Vaticano anunciou que, por causa da Covid-19, o Papa passaria a presidir a celebrações com participação “muito limitada”, ao longo dos próximos meses, na Basílica de São Pedro.
Uma dessas celebrações aconteceu a 22 de novembro, com a passagem da Cruz da Jornada Mundial da Juventude para uma delegação portuguesa.
OC