Próximo congresso do setor vai ser dedicado aos pescadores
Cidade do Vaticano, 10 jul 2017 (Ecclesia) – O Papa associou-se à mais recente celebração do “Domingo do Mar”, uma iniciativa da Igreja Católica em homenagem às pessoas que desenvolvem atividades ligadas ao setor.
“Confio os marítimos, os pescadores e todos aqueles que estão em dificuldades e longe de casa à materna proteção de Maria, Estrela do Mar”, escreveu Francisco, na sua conta da rede social Twitter.
A celebração deste domingo contou, pela primeira vez, com uma mensagem do prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Peter Turkson, que se dirigiu a todos os capelães, voluntários e parceiros do Apostolado do Mar para recordar a importância das atividades marítimas.
“Somos continuamente rodeados por objetivos e produtos que, num determinado momento da sua comercialização, foram transportados por via marítima”, escreve o cardeal ganês, elogiando o trabalho e o sacrifício dos marítimos.
D. Peter Turkson recorda a realização do XXIV Congresso Mundial do Apostolado do Mar, que vai decorrer em Kaohsiung – Taiwan, no próximo mês de outubro.
Os trabalhos vão centrar-se na pesca e nos pescadores – “uma das profissões mais perigosas do mundo”, segundo o cardeal Turkson.
O responsável alude a casos de tráfico de seres humanos e trabalhos forçados, que serão analisados no congresso.
A mensagem denuncia ainda a persistente violação dos acordos internacionais, a exploração e abusos no local de trabalho, a que se somam casos de pirataria e ataques armados.
“Temos de garantir que ninguém seja vítima de discriminação ou que não possa desembarcar por motivo de nacionalidade, raça ou religião”, acrescenta a mensagem.
OC