Vaticano: Papa assinala festa de São João Batista, exemplo de coragem

Francisco convida católicos a procurar «amizade com Deus», através da oração

Cidade do Vaticano, 24 jun 2020 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje no Vaticano a festa do nascimento de São João Batista, o “profeta precursor” de Jesus Cristo, que apresentou como exemplo de coragem.

“Aprendamos com ele a capacidade de testemunhar com coragem o Evangelho, para lá das próprias diferenças, conservando a concórdia e a amizade que fundam a credibilidade de qualquer anúncio da fé”, referiu, durante a audiência geral que decorreu na biblioteca do Palácio Apostólico, com transmissão online.

Na saudação em língua espanhola, Francisco referiu-se às figuras de São João Batista e do rei David, que esteve no centro da sua catequese sobre a oração.

“Foram dois homens que viveram a profecia e que souberam indicar onde estava o verdadeiro Deus. Que sejam estímulo para a nossa vida, para que procuremos a amizade com Deus através da oração e o nosso exemplo possa ajudar a levar Deus aos homens e os homens a Deus”, apontou.

O Papa destacou a “dimensão poética” da oração, sublinhando que a tradição apresenta David como autor dos salmos.

Um rei “santo e pecador, perseguido e perseguidor, vítima e carrasco”, acrescentou Francisco, que soube “rezar a Deus no bem e no mal”.

“David ensina-nos a transformar em oração as nossas alegrias e as nossas dores, as nossas preocupações e esperanças, os nossos medos e as nossas vitórias”, precisou.

A audiência contou com uma saudação aos ouvintes de língua portuguesa: “Que eventuais nuvens sobre o vosso caminho não vos impeçam jamais de irradiar e enaltecer a glória e a esperança depositadas em vós, cantando e louvando sempre ao Senhor em vossos corações, dando graças por tudo a Deus Pai”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top