Vaticano: Papa aprovou estatutos do dicastério que reúne «Leigos, Família e Vida»

Cidade do Vaticano, 04 jun 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco aprovou hoje “ad experimentum” os estatutos do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que a partir de 1 de setembro substitui os Conselhos Pontifícios para os Leigos e para a Família.

“O Dicastério é competente nos assuntos que são pertinentes à Sé Apostólica para a promoção da vida e do apostolado dos leigos, para a pastoral da família e da sua missão, de acordo com o plano de Deus e para a proteção e apoio da vida humana”, contextualiza o artigo 1.º dos estatutos divulgados hoje pela Santa Sé.

Segundo o articulado o novo Dicastério da Cúria Romana que congrega “Leigos, Família e Vida” vai ser presidido por um prefeito, coadjuvado por um secretário que pode ser leigo, e por três subsecretários leigos.

O departamento anunciado pelo Papa Francisco a a 22 de outubro de 2015 vai um número apropriado de oficiais, clérigos e leigos, escolhidos, dentro do possível, de várias regiões do mundo, “de modo que reflitam a natureza universal da Igreja”, segundo as normas da Cúria Romana e vão ser homens e mulheres, solteiros e casados, envolvidos em vários domínios de atividades.

O Departamento é dividido em três secções: os fiéis leigos, para a família e para a vida, cada um presidido por um Sub-Secretário”, explica o artigo número 2,

Na secção para os “Fiéis” leigos deve “animar e incentivar a promoção da vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo” promovendo nos fiéis leigos a consciência de corresponsabilidade para “a vida e missão da Igreja” recebido no Batismo.

Já a área da “Família” deve discernir os “sinais dos tempos” para melhorar as oportunidades para a família “lidar com confiança e sabedoria do Evangelho aos desafios” da sociedade atual.

Vai oferecer, por exemplo, diretrizes para programas pastorais para as famílias na educação dos jovens na fé, na Igreja e na sociedade, “especialmente atentos aos pobres e marginalizados” e “promove a abertura” das famílias à “adoção, guarda de menores e o cuidado dos idosos”.

Para a “vida”, os estatutos em fase experimental assinalam que a partir da doutrina moral católica e do Magistério dos estudos da Igreja “promove a educação sobre os principais problemas de biomedicina”, da legislação relativa à vida humana.

A nova congregação da Cúria Romana para as áreas da Família, Leigos e Vida, foi anunciada pelo Papa na intervenção inaugural da reunião geral do Sínodo dos Bispos, a 22 de outubro de 2015.

De recordar ainda que o Papa Francisco já tinha recebido a proposta de criação da nova congregação – ‘Leigos, Família e Vida’ – da Cúria Romana, em setembro, no final dos trabalhos da 11.ª reunião do seu conselho consultivo de cardeais; O chamado ‘C9’ contou com a colaboração do cardeal Dionigi Tettamanzi, arcebispo emérito de Milão, que o Papa encarregou de estudar a “viabilidade” do projeto.

OC/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top