Vaticano: Papa apresenta visita à Albânia como homenagem a vítimas de «terrível regime ateu»

Francisco pediu orações para a sua primeira viagem na Europa

Cidade do Vaticano, 17 set 2014 (Ecclesia) – O Papa apresentou hoje a sua visita à Albânia, marcada para este domingo, como uma homenagem às vítimas do “terrível regime ateu” neste país, o primeiro a receber Francisco numa viagem internacional.

“Decidi visitar este país porque sofreu muito por causa de um terrível regime ateu e agora está a promover uma convivência pacífica entre as suas várias comunidades religiosas”, afirmou, durante a audiência pública semanal que reuniu dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

“Desde já saúdo com afeto o povo albanês e agradeço-lhe pelos preparativos desta visita. Peço a todos que me acompanhem com a oração, por intercessão de Nossa Senhora do Bom Conselho”, acrescentou o Papa.

A visita de domingo vai decorrer em Tirana e estão previstos sis discursos, que vão evocar a figura da Madre Teresa de Calcutá, de etnia albanesa, e a visita realizada a 25 de abril de 1993 por São João Paulo II.

Francisco dedicou a sua catequese de hoje à dimensão universal da Igreja Católica, que “se estende até aos confins da terra, ensinando por toda a parte a totalidade das verdades que os homens precisam de conhecer para bem viver a sua vocação fraterna de cidadãos da terra e do Céu”.

“Se a Igreja nasceu católica, quer dizer que nasceu ‘em saída’, missionária”, “apostólica”, prosseguiu, sublinhando a “continuidade” da Igreja com os primeiros Apóstolos.

O Papa recordou que o Evangelho está disponível “em todas as línguas”, sinal de que o anúncio de “Cristo Redentor” chega a “todo o mundo”.

Francisco deixou uma saudação aos peregrinos lusófonos, invocando sobre eles e as suas famílias “a abundância dos dons do Espírito Santo” para que tenham “o sentido da plenitude e da harmonia da vida cristã, rejeitando posições parciais e unilaterais”.

O Papa elogiou a vida “heroica” de muitos missionários e missionárias da Igreja Católica e deixou uma palavra de estímulo aos cristãos da Terra Santa para que sejam “portadores corajosos e alegres da mensagem de salvação”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top