Francisco associa-se a evento sobre a aplicação da encíclica «Laudato Si»
Roma, 23 out 2020 (Ecclesia) – O Papa defendeu hoje a necessidade de um “paradigma socioeconómico mais inclusivo”, numa mensagem enviada aos participantes num evento sobre a aplicação da encíclica ‘Laudato Si’.
No texto, enviado à Agência ECCLESIA, Francisco convidou a “romper com a lógica da exploração e do egoísmo e promover a prática dum estilo de vida sóbrio, simples e humilde”.
A intervenção foi lida durante o encontro promovido pela EcoOne – iniciativa ecológica do Movimento dos Focolares, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) e o Movimento Católico Mundial, que decorre entre hoje e domingo, em Castel Gandolfo (Itália), sobre o tema ‘Novos caminhos rumo à ecologia integral, cinco anos depois da Laudato si’.
Francisco destacou a importância deste debate, para promover uma “visão relacional da humanidade e do cuidado do mundo” a partir de perspetivas éticas, científicas, sociais e teológicas.
“A solidariedade recíproca e com o mundo que nos rodeia, requer uma vontade firme de desenvolver e implementar medidas concretas que favoreçam a dignidade de toda a pessoa nas suas relações humanas, familiares e laborais, combatendo ao mesmo tempo as causas estruturais da pobreza e empenhando-se por proteger o ambiente natural”, sustentou.
OC