Vaticano: Papa anula viagem ao Dubai, por conselho médico (atualizada)

Santa Sé assume intenção de participar nos debates da COP28

Foto: COP28

Cidade do Vaticano, 28 nov 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco anulou a sua viagem ao Dubai, que deveria acontecer de 1 a 3 de dezembro, por conselho médico, anunciou o Vaticano esta tarde.

“Embora o estado clínico geral do Santo Padre, no que diz respeito ao estado gripal e à inflamação das vias respiratórias, tenha melhorado, os médicos pediram ao Papa que não efetuasse a viagem prevista para os próximos dias ao Dubai, para a 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas”, indicou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

A nota foi enviada aos jornalistas horas após a apresentação do programa oficial da visita pontifícia aos Emirados Árabes Unidos.

“O Papa Francisco aceitou com grande pesar o pedido dos médicos, pelo que a viagem foi cancelada”, acrescentou o porta-voz do Vaticano.

A nota oficial refere que “o Papa e a Santa Sé continuam dispostos a participar nos debates que terão lugar nos próximos dias”, durante a COP28, precisando que “as modalidades para o efeito serão definidas o mais rapidamente possível”.

Francisco esteve em Abu Dhabi, em fevereiro de 2019, por ocasião da assinatura do documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial, com o grande imã de al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb.

A Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas decorre de 30 de novembro a 12 de dezembro.

“Além da guerra, o nosso mundo está ameaçado por um outro grande perigo, o climático, que coloca em perigo a vida na terra, especialmente a das gerações futuras. E isto é contrário ao projeto de Deus, que criou tudo para a vida”, alertou Francisco, num texto lido durante a recitação do ângelus, no último domingo.

No último sábado, o Papa tinha cancelado todas as audiências por motivos de saúde e foi submetido a uma TAC no Hospital Gemelli Isola Tiberina, no centro de Roma, que excluiu o diagnóstico de pneumonia, mas revelou “uma inflamação pulmonar que causava algumas dificuldades respiratórias”, refere o portal de notícias do Vaticano.

Já no domingo, Francisco recitou o ângelus a partir da capela da Casa Santa Marta e não da janela do Palácio Apostólico, explicando o seu estado e agradecendo o apoio dos fiéis, que acompanhavam a transmissão na Praça de São Pedro e através dos canais digitais do Vaticano.

“Para facilitar a recuperação do Papa, foram adiados alguns compromissos importantes previstos para estes dias, mantendo-se outros de carácter institucional ou mais fáceis de suportar, tendo em conta o seu atual estado de saúde”, acrescenta o ‘Vatican News’.

O portal informativo indica que, desde segunda-feira, Francisco “registou uma nítida melhoria, sem febre ou problemas respiratórios específicos”.

Para os médicos que o acompanham, é preferível que o Papa “continue a descansar e não enfrente a tensão que cada viagem implica”.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top