Vaticano: Papa alerta que uma «vida dupla dos sacerdotes não pode ser tolerada»

Francisco falou aos membros da Congregação dos Servos do Paráclito, por ocasião do Capítulo Geral

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 24 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu este sábado, no Vaticano, os membros da Congregação dos Servos do Paráclito, por ocasião do Capítulo Geral, e alertou que uma “vida dupla dos sacerdotes não pode ser tolerada”. 

“A vida espiritual de um sacerdote aumenta não com atitudes aparentes, mas quando se deixa levar por iniciativa do Espírito, a vida dupla de um sacerdote não deve ser tolerada, mas denunciada, à luz do Espírito, pois somente Ele cura as infidelidades dos seus ministros”, disse o Papa no discurso divulgado pela Santa Sé. 

Francisco lembrou que o carisma do Instituto significa também partilhar o caminho da purificação que a Igreja está a viver, devido às tragédias dos abusos: “o pecado desfigura-nos e experimentamos com sofrimento, a experiência humilhante quando os nossos irmãos sacerdotes ou bispos caem no profundo abismo do vício, da corrupção ou, pior ainda, do crime, que destrói a vida dos outros”.

A viver o Capítulo Geral, a congregação com o lema “Sacerdotes por Cristo”, foi alertada pelo Papa para “acolherem os sacerdotes em dificuldade, prestando-lhes um serviço possível e prudente”.

“Com o espírito e o estilo do Bom Samaritano, vocês acolhem esses confrades, partilhando com eles a vida religiosa e a oração diária. Acima de tudo, vocês os inserem numa comunidade de oração, que os ajuda a redescobrir a harmonia de uma vida, que a crise vocacional sempre compromete, por isso convido-vos a aprofundar a espiritualidade da reparação, partindo da necessidade de purificação, em prol da santidade dos Pastores do Povo de Deus”.

SN

Partilhar:
Scroll to Top