Francisco escreve aos Conselho de Governadores do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola
Cidade do Vaticano, 15 fev 2024 (Ecclesia) – O Papa alertou para o impacto das alterações climáticas sobre as comunidades rurais, numa mensagem ao Conselho de Governadores do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), divulgada pelo Vaticano.
“Estamos a levar o mundo a limites perigosos: o clima está a mudar, os recursos são explorados sem medida, os conflitos e a crise económica ameaçam a sobrevivência de milhões de pessoas. Diante dessa crise, as comunidades rurais são as primeiras a ser prejudicadas”, alerta Francisco.
Num texto divulgado esta quarta-feira, o Papa pede aos responsáveis da FIDA que a fome e a miséria sejam combatidas com “a esperança que vem da ação coletiva”.
A mensagem apela à construção de um “sistema agrícola e alimentar mais inclusivo”, com programas de pesquisa e tecnologia “que favoreçam uma agricultura sustentável e ecologicamente correta”.
“Os alimentos que são desperdiçados todos os anos geram enormes quantidades de gases de efeito estufa”, acrescenta Francisco.
A mensagem faz referência particular aos povos indígenas, vítimas de “privações e violações de direitos”, bem como as mulheres, que desempenham um papel fundamental na sobrevivência das famílias atingidas pela “precariedade alimentar”.
O Papa pede propostas que promovam os “valores universais de justiça, solidariedade e compaixão”.
OC