Congresso evoca 50 anos da encíclica «Populorum Progressio» de Paulo VI
Cidade do Vaticano, 04 abr 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco alertou hoje no Vaticano para a “dramática desigualdade” de rendimentos entre ricos e pobres, numa audiências aos participantes no congresso que evoca os 50 ano da encíclica ‘Populorum Progressio’, de Paulo VI.
“O dever de solidariedade obriga-nos a procurar modalidades justas de partilha, para que não exista a dramática desigualdade entre quem muito tem e nada tem, entre quem descarta e que é descartado. Somente o caminho da integração entre os povos permite à humanidade um futuro de paz e de esperança”, sustentou.
O congresso também foi organizado para apresentar o novo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), guiado pelo cardeal Peter Turkson, a quem o Papa agradeceu o trabalho e a criatividade, como “modelo de construção eclesial”.
A encíclica ‘Populorum Progressio’, na qual o Papa Paulo VI apresentou o desenvolvimento como “o novo nome da paz”, completou 50 anos no último dia 26 de março.
Francisco alertou para visões ideológicas e poderes políticos que “espezinham a pessoa” e citou a referida encíclica para sublinhar que o desenvolvimento não se reduz a um simples crescimento económico.
“Integrar corpo e alma significa também que nenhuma obra de desenvolvimento poderá alcançar realmente o seu fim se não respeitar o local em que Deus está presente em nós e fala ao nosso coração”, precisou.
OC