Vaticano: Papa agradece vida de bispos e padres santos que «não são notícia»

Francisco destacou importância da «unção» de Deus que supera as forças humanas

Cidade do Vaticano, 27 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco elogiou hoje no Vaticano os bispos e padres que dedicaram a sua vida às comunidades católicas, com santidade e no anonimato, frisando que estes exemplos estão normalmente longe das “notícias” sobre a Igreja.

“Nós, na história, conhecemos uma ínfima parte, mas quantos bispos, quantos sacerdotes, quantos padres santos que dedicaram a sua vida ao serviço da diocese, da paróquia; quanta gente recebeu a força da fé, a força do amor, a esperança destes párocos anónimos, que não conhecemos”, declarou, durante a homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

Francisco destacou, em particular, os “párocos”, no campo ou na cidade, que “com a sua unção deram força ao povo, transmitiram a doutrina, deram os Sacramentos, isto é, a santidade”.

O Papa admitiu que há histórias de padres e bispos que procederam mal, mas questionou se “nos jornais aparecem as notícias do que fazem muitos sacerdotes, muitos padres em tantas paróquias de cidade e do campo, com tanta caridade”.

“Ah, não! Isso não é notícia. É o mesmo de sempre, faz mais barulho uma árvore que cai do que uma floresta que cresce”, acrescentou.

Francisco convidou os participantes na celebração a pensar e rezar pelos bispos e padres “corajosos, santos, bons, fiéis”.

A homilia partiu do relato da “unção” de David como rei de Israel e da explicação do “significado espiritual” deste gesto, que se repete hoje nas ordenações de padres e bispos.

“Os bispos não são eleitos apenas para fazer avançar uma organização que se chama Igreja particular, são ungidos, têm a unção e o Espírito do Senhor com eles. Todos os bispos, todos somos pecadores, todos, mas somos ungidos”, precisou o Papa.

A intervenção destacou em particular o papel de cada bispo na “unidade da Igreja”, porque “é ungido, não porque foi votado pela maioria”.

“Caso contrário, não se percebe a Igreja; não só não se percebe como não se pode explicar que a Igreja avance apenas com forças humanas”, observou.

RV/OC

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top