«Quem está no caminho está em busca, a arte atrai para uma viagem» – Francisco
Cidade do Vaticano, 01 set 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje que os artistas “são pregadores da beleza”, num encontro internacional de dois dias da ‘Fundação Global Vitae’, o primeiro ‘Vitae Summit’, que o Vaticano acolheu a 31 de agosto e 1 de setembro.
“O Papa indicou alguns caminhos de comunicação, como a verdade, o bem e, particularmente para os artistas, a beleza, um caminho de contemplação”, informa uma nota enviada hoje aos jornalistas, pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
“Vocês são pregadores da beleza! A beleza é boa, a beleza cura, a beleza leva-nos adiante no caminho!”, disse Francisco, aos artistas reunidos no primeiro ‘Vitae Summit’, na Casina Pio IV, no Vaticano.
O Papa, em resposta às perguntas dos participantes, assinalou a necessidade, para falar com os jovens, comunicar-lhes o Evangelho, de testemunho e acompanhamento, que nascem do diálogo com Deus, que provocam um caminho.
“Quem está no caminho está em busca, a arte atrai para uma viagem”, acrescentou, referindo que quem está no caminho tem a consciência de ser esperado, de que “alguém espera”.
Francisco desejou que “a arte abra portas, toque corações e ajude a caminhar”, e indicando uma ética para a arte, disse que traz “respeito pela pessoa, pelo caminho que percorre”, e tem como papel colocar “um espinho no coração, que move à contemplação e a contemplação leva a um caminho”.
Participaram neste encontro atores e artistas como o tenor italiano Andrea Bocelli, o ator e produtor norte-americano Denzel Washington, o ator Jonathan Roumie, que interpretou Jesus na série de televisão ‘Os Escolhidos’, sobre o nascimento do cristianismo, o cantor inglês Marcus Mumford.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informa ainda que os artistas “recolheram os compromissos concretos amadurecidos em seus corações” durante a ‘Vitae Summit’, e o Papa Francisco assegurou que guardará o que ouviu e os caminhos contados.
Antes do encontro, o presidente da Fundação Vitae, Luis Quinelli, explicou que “numa sociedade carregada de mensagens negativas, polarizações e conflitos na agenda pública internacional”, propuseram-se trabalhar para unir “artistas, líderes e personalidades mundiais de grande influência” para começar um diálogo sobre como podem “voltar a colocar a esperança e o bem-comum na moda”, através das artes, dos media e do entretenimento, para “impactar positivamente o coração e o espírito das pessoas”.
O portal de notícias do Vaticano informou que, nos últimos anos, o presidente e fundador da Fundação Vitae e parte da equipa de gestão tiveram várias reuniões privadas com o Papa Francisco, na Casa de Santa Marta.
A Fundação Vitae – organização global sem fins lucrativos formada por diversos artistas, executivos e líderes globais -, em dezembro de 2020, lançou a música ‘La Bendición Unidos’ (versão espanhola de ‘The Blessing’), com cerca de vinte artistas ibero-americanos, e o valor angariado nas plataformas digitais foi doado à Caritas Internacionalis e à World Vision, para responderem ao impacto da pandemia Covid-19 nas comunidades mais vulneráveis.
CB