Vaticano: «Acreditar na misericórdia», convite do pregador português no retiro do Papa

Filho pródigo inspirou meditação no retiro de Quaresma

Ariccia, Itália, 22 fev 2018 (Ecclesia) – O padre José Tolentino Mendonça apresentou hoje ao Papa e seus colaboradores, reunidos em retiro de Quaresma, uma reflexão sobre a misericórdia, tema central do atual pontificado, a partir da parábola do “filho pródigo”.

“Este excesso de amor, que Deus nos ensina, está em condições de resgatar-nos. Cada um de nós possui uma riqueza interior, um mundo de possibilidades, mas também limites com os quais, num caminho de conversão, é necessário confrontar-se”, referiu o sacerdote português, numa intervenção divulgada pelo portal de notícias do Vaticano.

“Acreditar em Deus é, portanto, acreditar na misericórdia”, acrescentou o vice-reitor do Universidade Católica Portuguesa.

Na oitava meditação dos Exercícios Espirituais que orienta, para o Papa e os membros da Cúria Romana, o padre Tolentino Mendonça alertou para os perigos de uma “desejo à deriva”, que gera novos ‘filhos pródigos’, como os da parábola contada por Jesus nos Evangelhos, à mercê da “sociedade dos consumos”.

O verdadeiro desejo, observou, surge “com uma carência, uma insatisfação, uma sede que vem de um princípio dinâmico e projetivo”.

“Dentro de nós, não existem apenas coisas bonitas, harmoniosas e resolvidas. Dentro de nós existem sentimentos sufocados, tantas coisas que precisam de tornar-se claras, doenças, inúmeros fios por ligar”, declarou.

Antes, na sétima meditação, o padre e poeta português alertou contra a “dureza e rigidez do coração”, que apresentou como “grande obstáculo” para a “vida de Deus” dentro de cada crente.

Iniciado no domingo, o Retiro Espiritual de Quaresma, em andamento na Casa Divino Mestre de Ariccia, arredores de Roma, conclui-se na manhã de sexta-feira.

Durantes estes dias, marcados pelo silêncio e a ausência de compromissos públicos, a agenda começa com a celebração da Missa às 07h30 (menos uma em Lisboa), e a seguir, a primeira meditação às 09h30; a segunda meditação acontece às 16h00, antes da oração das vésperas e da adoração eucarística.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top