Vaticano: Número de «eleitores» no Colégio Cardinalício desce para 109

Lisboa, 21 out 2013 (Ecclesia) – O número de cardeais com menos de 80 anos desceu para 109, após o aniversário de D. Geraldo Majella Agnelo, do Brasil, este sábado, e esse total vai ficar nos 104 em março de 2014.

Paulo VI (1897-1978) fixou em 120 o número de cardeais eleitores do Papa e estabeleceu como idade limite para a possibilidade de votar os 80 anos, disposições que foram confirmadas por João Paulo II (1920-2005) e Bento XVI que, pontualmente, excederam o número estabelecido, derrogando a norma.

A última vez que o agora Papa emérito anunciou a convocação de um consistório público para a criação de novos cardeais foi há um ano e a cerimónia teve lugar a 24 de novembro, data que este ano coincide com o final do Ano da Fé, na solenidade litúrgica de Cristo Rei.

O conclave que elegeu Francisco como sucessor de Bento XVI teve a participação de 115 cardeais, num total de 117 eleitores, dada a renúncia de D. Keith Michael O’Brien (Escócia) e D. Julius Riyadi Darmaatmadj (Indonésia).

O Colégio Cardinalício é atualmente composto por 201 membros (92 dos quais com mais de 80 anos), incluindo três portugueses: D. José Saraiva Martins, D. José Policarpo e D. Manuel Monteiro de Castro.

Os requisitos para ser criado cardeal são, de modo geral, os mesmos que estabeleceu o Concílio de Trento na sua sessão XXIV de 11 de novembro de 1563: homens que receberam a ordenação sacerdotal e se distinguem pela sua doutrina, piedade e prudência no desempenho dos seus deveres.

Segundo o Código de Direito Canónico, os cardeais “constituem um colégio peculiar, ao qual compete providenciar à eleição do Romano Pontífice [Papa]”, embora as funções dos membros do colégio cardinalício vão para além desta eleição.

Qualquer cardeal é, acima de tudo, um conselheiro específico que pode ser consultado em determinados assuntos quando o Papa o desejar, pessoal ou colegialmente.

Portugal teve até hoje mais de 40 cardeais; por privilégio concedido através de Bula Pontifícia, o patriarca de Lisboa é nomeado cardeal pelo Papa no primeiro consistório realizado após a sua elevação à sede diocesana.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top