Vaticano: Novo assessor para a comunicação levou de cinco dias até aceitar convite

Cidade do Vaticano, 26 jun 2012 (Ecclesia) – O jornalista norte-americano Greg Burke, novo assessor para a comunicação da Secretaria de Estado do Vaticano, confessou hoje ter levado cinco dias para aceitar o convite que lhe foi dirigido pela Santa Sé.

O antigo correspondente da ‘Fox News’ em Roma, de 52 anos, revela ao jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, que entre os dias 5 e 10 deste mês passou do ‘não’ para o ‘sim’ a este novo desafio profissional.

“Sei o que pensam os jornalistas, sei qual poderá ser a reação a uma determinada coisa porque tenho uma ideia de como funciona o mecanismo da informação”, observa.

O jornal do Vaticano recorda o percurso do jornalista, apresentado como membro do Opus Dei: “Começou de baixo, com as funções mais simples, primeiro nas colunas de notícias policiais de um pequeno jornal de Nova Iorque, depois no trabalho maçador junto da ‘United Press International’, em Chicago”, onde fazia o turno da madrugada.

Dali, além da experiência na Reuters e no semanário ‘Metropolitan’, o correspondente desembarcou em Roma, como enviado do semanário ‘National Catholic Register’, e não mais deixaria a capital transalpina, acabando por assumir a cidadania italiana.

A partir de 1994, Burke tornou-se correspondente fixo da ‘Time’, antes de trabalhar para a ‘Fox News’, a partir de 2001, “um paradoxo” para quem “desprezava um pouco” o mundo televisivo.

A passagem pela capital italiana poderia ter sido interrompida há três anos: “Telefonei  ao meu amigo Carlo Ancelotti, que tinha assinado o contrato com o Chelsea, e ofereci-me como professor de inglês”.

O anúncio da contratação de Greg Burke como assessor de comunicação da Secretaria de Estado do Vaticano foi feito esta segunda-feira pelo padre Federico Lombardi.

Segundo o porta-voz do Vaticano, o objetivo é integrar “a atenção às questões da comunicação” no trabalho da Secretaria de Estado e supervisionar a relação deste organismo com as instituições de comunicação da Santa Sé.

A Secretaria de Estado, atualmente presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone, é o dicastério da Cúria Romana que mais de perto colabora com o Papa; o secretário de Estado pode ser considerado o máximo expoente da atividade diplomática e política da Santa Sé.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top