Vaticano: Nova Constituição sem data prevista

Cidade do Vaticano, 26 abr 2017 (Ecclesia) – O Conselho de Cardeais criado pelo Papa para o auxiliar na reforma da Cúria Romana concluiu hoje no Vaticano a sua 19ª reunião, prosseguindo os trabalhos para a redação de uma nova Constituição.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Greg Burke, disse em conferência de imprensa que o novo documento regulador da atividade da Cúria Romana continua a “ganhar forma”, sem que exista ainda data prevista para a conclusão do processo.

Durante os trabalhos, o chamado ‘C9’ prosseguiu o debate sobre a Congregação para a Evangelização dos povos e o Conselho Pontifício para a Nova evangelização.

Os participantes analisaram também textos que vão apresentados ao Papa relativos a dois Conselhos Pontifícios – diálogo inter-religioso e textos legislativos – e aos três tribunais da Santa Sé.

O documento que regulamenta atualmente a Cúria Romana, organismos de governo central da Igreja Católica, é a constituição 'Pastor Bonus', assinada por São João Paulo II a 28 de junho de 1988.

Greg Burke explicou aos jornalistas que os cardeais conselheiros estudaram também “a seleção e sobretudo a formação do pessoal ao serviço da Santa Sé”, leigos e clérigos, bem como a relação entre as Conferências Episcopais e a Cúria Romana.

A próxima reunião do C9 vai decorrer de 12 a 14 de junho.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top