Cidade do Vaticano, 18 dez 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os católicos acreditam que Deus “faz história” e acompanha a humanidade.
“Deus quis salvar-nos na história”, afirmou na homilia desta manhã na capela Casa Santa Marta.
“Se não entendermos isso claramente, jamais entenderemos o Natal! Jamais entenderemos a Incarnação do Verbo! Jamais! É toda uma história que caminha”, prosseguiu.
Francisco declarou que Deus “incomoda” a humanidade para fazer história, com “momentos difíceis”.
“Os eleitos de Deus, para fazer a história, devem enfrentar o problema, mesmo sem o entender. Assim, o Senhor faz a história”, precisou.
Neste contexto, citou a decisão de São José, no “momento mais difícil da sua vida”, quando descobre que a Virgem Maria está grávida antes de se ter casado com ela.
“O que fez José? Depois do sono, acolheu a sua esposa. ‘Não entendo nada, mas o Senhor disse-me isso e este será o meu filho!’”, relatou.
“Que o Senhor nos faça compreender este mistério do seu caminhar com o seu povo na história, do seu colocar à prova os seus eleitos, e a grandeza do coração dos seus eleitos, que tomam sobre si as dores, os problemas, também a aparência de pecadores – pensamos em Jesus – para levar a história em frente”, concluiu.
RV/OC