Vaticano: Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz é concreta, positiva e pedagógica, diz cardeal

Presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, do Vaticano, apresentou texto de Bento XVI em conferência de imprensa

Cidade do Vaticano, 14 dez 2012 (Ecclesia) – A mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz é concreta, positiva e pedagógica, disse hoje no Vaticano o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz na conferência de imprensa de apresentação do texto.

O título, ‘Bem-aventurados os obreiros da paz’, atribuída a Jesus no evangelho segundo S. Mateus, pode “fazer pensar numa mensagem de caráter mais espiritual” ou “teórico”, mas a argumentação de Bento XVI baseia-se em factos da “realidade”, sublinhou o cardeal Peter Turkson na intervenção publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O texto “indica claramente” as orientações a serem seguidas para promover a paz “em todas as dimensões da pessoa” e chama a atenção para problemas como o matrimónio, objeção de consciência, liberdade religiosa, trabalho, desemprego, crise alimentar e financeira, bem como o papel da família na educação, afirmou.

Para o prelado ganês o documento contém uma mensagem positiva que, “além de abrir à esperança, reflete o amor à vida e à vida em plenitude”, na qual “todos têm a possibilidade de desenvolver as próprias potencialidades”.

O cardeal salientou também o aspeto educativo e pedagógico do texto, sempre presente nas preocupações da Igreja, que entre os seus deveres inclui o de “formar a consciência”.

O Papa vinca que as instâncias educativas são responsáveis por propor “novos modelos económicos e financeiros”, de modo a “superar a fase particularmente greve que o mundo globalizado está a viver”, marcada pela “profunda crise espiritual e moral” que ameaça a paz, acrescentou.

Os primeiros números da mensagem consistem, “como é tradicional, nos motivos da escolha do tema e na sua interpretação, isto é, na explicação do significado profundo da bem-aventurança evangélica [do título] e da paz enquanto dom de Deus e obra do homem”, disse o responsável.

Na segunda secção Bento XVI evidencia “como a realização do bem comum e da paz estão ligadas ao respeito pela vida humana na sua integralidade”, enquanto que a terceira parte retoma o discurso da mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2012, cujo tema era ‘Educar os jovens para a justiça e a paz’, referiu o cardeal.

Por seu lado o secretário do Conselho Pontifício Justiça e Paz notou que o documento está em “perfeita continuidade” com o Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização que decorreu em outubro, no Vaticano.

A paz e a educação “dependem primariamente – se não exclusivamente – de uma nova evangelização”, destacou o bispo italiano D. Mário Toso.

O tema da mensagem, ‘Bem-aventurados os obreiros da paz’, enquadra-se num conjunto de sentenças proferidas por Jesus no denominado ‘Sermão da Montanha’.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top