Vaticano: Instituto para as Obras Religiosas com novo presidente

O economista italiano Ettore Gotti Tedeschi é o novo presidente do Instituto para as Obras Religiosas (IOR), do Vaticano, revelou a sala de imprensa da Santa Sé.

A decisão foi tomada pela Comissão Cardinalícia de Vigilância, reunida sob a presidência do Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado.

O Instituto para as Obras Religiosas tem o objectivo de “custodiar e administrar os bens móveis e imóveis confiados ao Instituto por pessoas físicas ou jurídicas e destinados a obras de religião e caridade”, segundo explica o artigo 2 dos seus Estatutos. Tem a sua sede na Cidade do Vaticano, ainda que ofereça o seu serviço a toda a Igreja.

Gotti Tedeschi, antigo presidente do Santander Consumer Bank, foi nomeado juntamente com Ronaldo Hermann Schmitz – novo vice-presidente -, Carl A. Anderson, Giovanni De Censi e Manuel Soto Serrano, após a reunúncia do presidente cessante, Angelo Caloia, e do seu conselho.

Apesar de ser conhecido popularmente como o “Banco do Vaticano”, o IOR não tem objectivos especificamente bancários, pois os seus lucros são destinados a actividades religiosas e foi definido como uma “entidade central” da Igreja pelo Tribunal de Primeira Instância da Santa Sé, em 1987.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top