Papa rejeita ideia de ver nos santos a imagem de «um super-homem», evocando exemplo de SãoPedro
Cidade do Vaticano, 29 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa presidiu hoje à recitação do ângelus, na solenidade de São Pedro e São Paulo, destacando a importância de ser “pessoas verdadeiras”.
“É com essa humanidade verdadeira que o Espírito forma a Igreja. Pedro e Paulo eram pessoas verdadeiras, e nós, hoje mais do que nunca, precisamos de pessoas verdadeiras”, declarou, desde a janela do apartamento pontifício, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.
A intervenção centrou-se na figura de Pedro, primeiro Papa da Igreja, a partir de três caraterísticas: “a força da rocha, a fiabilidade da pedra e a pequenez de um simples seixo”.
“Ele não é um super-homem: é um homem como nós, que diz ‘sim’ a Jesus com generosidade em sua imperfeição”, apontou Francisco.
Nele – assim como em Paulo e em todos os santos – mostra-se que é Deus quem nos fortalece com a sua graça, a unir-nos com a sua caridade e a perdoar-nos com a sua misericórdia”.
Após a oração, o Papa agradeceu pela celebração dos padroeiros de Roma, assinalada com tapetes florais, na Avenida da Conciliação, que liga a cidade ao Estado do Vaticano, este ano decorados com motivos ligados à paz.
“Não paremos, por favor, de rezar pela paz, especialmente pelo povo ucraniano, que está todos os dias no meu coração”, concluiu.
OC
Vaticano: Papa pede Igreja em diálogo, capaz de oferecer «acompanhamento, proximidade e esperança»