Mensagem foi enviada em carta ao cardeal Baltazar Porras Cardozo

Cidade do Vaticano, 08 jan 2021 (Ecclesia) – O Papa manifestou a sua proximidade ao povo da Venezuela, numa mensagem dirigida ao cardeal Baltazar Porras Cardozo, arcebispo de Mérida e administrador apostólico de Caracas.

No texto, divulgado pelo portal de notícias do Vaticano, Francisco fala de uma população “posta à prova pelo sofrimento causado pelo flagelo da pandemia, a arrogância dos poderosos e a crescente pobreza que a estrangula”.

A carta também é acompanhada por uma “cordial saudação” do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e do substituto dos Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, o venezuelano D. Edgar Peña Parra.

Na sua mensagem de Natal, o Papa evocou os “sofrimentos do povo venezuelano”.

Esta quinta-feira teve início a 115ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal da Venezuela (CEV), através das plataformas digitais.

D. José Luis Azuaje, arcebispo de Maracaibo e presidente do CEV, evocou no seu discurso de abertura “os irmãos venezuelanos que emigraram à força” e referiu que “a pandemia teve como efeito aprofundar os males sociais que afligiram a população nos últimos anos”.

“É necessário forjar e criar uma economia com rosto humano, solidário, que coloque o ser humano no centro e não a exploração, a corrupção e o desperdício”, apontou.

OC

Partilhar:
Share