Vaticano: Faleceu D. Albert Vanhoye (redação corrigida)

Cidade do Vaticano, 30 jul 2021 (Ecclesia) – O cardeal francês Albert Vanhoye faleceu esta quinta-feira aos 98 anos de idade, anunciou o Vaticano.

O Papa enviou hoje uma mensagem de condolências ao superior da “Residência São Pedro Canísio” em Roma, o jesuíta português Manuel Morujão, exprimindo asua proximidade à Comunidade e aos familiares do cardeal falecido.

Francisco recorda “com afeto e admiração” o cardeal, “que serviu o Senhor e a Igreja com grande dedicação”.

A mensagem evoca um “religioso zeloso, filho espiritual de Santo Inácio, professor excelente, biblista exímio e estimado reitor do Instituto Pontifício Bíblico”, elogiando “o seu amor ao ministério da pregação que exerceu com generosidade, animado pelo desejo de anunciar o Evangelho”.

O cardeal Vanhoye entrou na Companhia de Jesus (Jesuítas) a 11 de setembro de 1941 e emitiu os primeiros votos a 15 de novembro de 1944, sendo ordenado sacerdote em 26 de julho de 1954 em Enghien, Bélgica.

Formou-se em Literatura, na Sorbonne, e em Teologia na Universidade de Enghien, obtendo posteriormente o doutoramento em Sagrada Escritura no Instituto Pontifício Bíblico, em 1961.

Foi membro da Comissão Pontifícia Bíblica de 1984 a 2001 e seu secretário de 1990 a 2001; foi criado cardeal, já após os 80 anos de idade, pelo Papa Bento XVI, em março de 2006, como prova de “consideração pelos serviços prestados à Igreja com fidelidade exemplar e admirável devoção”.

Após este falecimento, o Colégio dos Cardeais é composto por 220 cardeais, 123 eleitores num eventual conclave e 97 não-eleitores (maiores de 80 anos); o cardeal Alexandre dos Santos, arcebispo emérito de Maputo, que completou 103 anos no último mês de março, é o cardeal mais velho da Igreja Católica.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR