Vaticano: Escutas a chamadas telefónicas são desconhecidas

Revista italiana diz que 46 milhões de telefonemas foram intercetados pelos EUA em Itália

Cidade do Vaticano, 30 out 2013 (Ecclesia) – O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, afirmou hoje que o Vaticano não tem “nenhuma informação” sobre alegadas escutas a chamadas de e para o Vaticano.

“Não temos nenhuma informação sobre isso e, em todo caso, não estamos preocupados “, afirmou o padre Federico Lombardi em declarações aos jornalistas

A revista semanal italiana “Panorama” publica na edição desta quinta-feira que as chamadas telefónicas de e para o Vaticano estarão entre as que Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos da América intercetou entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro de 2013.

Segundo a revista “Panorama”, entre os 46 milhões de telefonemas intercetados pelos EUA na Itália naquele período, estariam também os que dizem respeito ao Vaticano e ao então cardeal Jorge Mario Bergoglio quando se encontrava na Domus Internationalis Paulo VI em Roma.

A divulgação de alegadas escutas telefónicas por parte dos EUA fundamentam-se em documentos divulgados por Edward Snowden, analista informático que trabalhou para a NSA.

Para além do Vaticano, estão envolvidos nas alegadas escutas outros países, nomeadamente a Alemanha e os seus dirigentes políticos.

News.va/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top