Vaticano/Ecologia: Bento XVI pede países mais «verdes»

Papa recebe grupo de novos embaixadores e defende importância da aposta em energias limpas

Cidade do Vaticano, 09 jun 2011 (Ecclesia) – Bento XVI convidou hoje os responsáveis pelos governos nacionais a assumirem como prioridade “política e económica” a aposta em energias limpas e o respeito pelo meio ambiente.

No discurso conjunto que dirigiu a seis novos embaixadores na Santa Sé, o Papa indicou que “adotar um estilo de vida que respeite o meio ambiente e apoiar a investigação e a exploração das energias limpas, que respeitem o património da criação e sejam inofensivas para os seres humanos, devem ser prioridades políticas e económicas”.

Aos diplomatas de Belize, Gana, Guiné-Equatorial, Moldávia, Nova Zelândia e Síria, Bento XVI indicou que o ano de 2011 tem sido marcado por “inumeráveis tragédias que afetam a natureza, a técnica e as populações”.

O Papa falou, por isso, da “necessidade imperativa” de uma “ecologia humana” e de “rever totalmente” a abordagem à natureza.

“A natureza não é unicamente um espaço explorável ou lúdico. É o lugar nativo do homem, de algum modo a sua ‘casa’”, declarou.

Nesse sentido, Bento XVI considera que se tem de “chegar rapidamente a uma arte de viver conjuntamente que respeite a aliança entre o homem e a natureza”, sem o que “a família humana corre o risco de desaparecer”.

“Há que promover uma séria reflexão e propor soluções concretas e viáveis. O conjunto dos governos deve empenhar-se em proteger a natureza, ajudando-a a desempenhar o seu papel essencial, para a sobrevivência da humanidade”, acrescentou.

Depois de falar sobre o papel da tecnologia e o seu “justo lugar”, o Papa criticou “um economicismo insuportável e certo hedonismo que determina, de modo subjetivo e egoísta, os comportamentos”

“Os governos devem promover um humanismo que respeite a dimensão espiritual e religiosa do homem. Porque a dignidade da pessoa humana não varia com o flutuar das opiniões”, concluiu.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top