Vaticano e Cuba assinalam 75 anos de diálogo

O Arcebispo Dominique Mamberti, secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, encontrou-se no passado domingo com o presidente cubano Raul Castro.

Um encontro que serviu para assinalar os 75 anos de diálogo entre Cuba e Vaticano, numa relação diplomática classificada pelos dois responsáveis como “amigável, respeitosa, contínua e em ascensão”.

D. Dominique Mamberti realizou, entre 16 e 20 de Junho, uma visita à ilha, a convite do governo e da Igreja Cubana, por ocasião da 10ª semana social católica em Cuba.

Entre outras questões, esta passagem serviu para o Vaticano expressar a sua satisfação pelas medidas recentemente adoptadas, pelo governo de Raul Castro, em relação aos presos políticos.

As conversações entre a Igreja e o governo, mediadas pela igreja cubana, levaram à libertação de diversos detidos, na sua maioria dissidentes do regime, que estavam presos há diversos anos. A amnistia aos prisioneiros poderá também levar à reconciliação entre cubanos, dentro e fora da ilha.

A oposição espera que o diálogo não sirva apenas para a libertação de presos políticos, mas também traga as reformas económicas prometidas pelo presidente há três anos e que se estabeleça finalmente a democracia no país.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top