«Só Juntos – A surpresa de Francisco» retrata encontros com quem vive situações de exclusão e marginalização
Cidade do Vaticano, 08 jan 2021 (Ecclesia) – A televisão pública italiana emitiu esta semana o documentário ‘Só Juntos – A surpresa de Francisco’, que retrata vários encontros do Papa com quem vive situações de exclusão e marginalização.
O trabalho do realizador Gualtiero Peirce foi escrito com o jornalista Orazio La Rocca e inclui imagens inéditas do Centro televisivo do Vaticano.
“O bispo de Roma em visita a casas particulares, prisões, hospitais e casas de acolhimento para se encontrar com doentes, migrantes, toxicodependentes, prisioneiros, ex-prostitutas, e para falar com eles, como faria um amigo da porta ao lado ou como um simples pároco”, indica o jornal do Vaticano.
A obra mostra o Papa “sentado à mesa, com uma bebida ou um café, enquanto brinca com crianças e idosos, gerando emoções, lágrimas de alegria, risadas, mas também momentos de oração e reflexão”.
O documentário ‘Só juntos’ parte da intervenção do Papa Francisco na solidão da Praça de São Pedro, a 27 de março de 2020, na bênção ‘urbi et orbi’ extraordinária no primeiro confinamento provocado pela pandemia.
A obra centra-se nas chamadas ‘Sextas-feiras da misericórdia, iniciativa que nasceu no Ano do Jubileu Extraordinário (novembro 2015-outubro 2016), como forma de expressar solidariedade a quem vive situações de exclusão e marginalização.
Nestas visitas surpresa, o Papa esteve em Torre Spaccata, entre idosos e doentes em estado vegetativo; na ala de neonatologia do hospital San Giovanni; na Aldeia Sos para crianças em situação de dificuldade; na Fundação Santa Lúcia, centro especializado em reabilitação neurológica; no bairro Eur, onde está a Casa de Leda, uma residência confiscada à criminalidade organizada, que hoje acolhe reclusas com filhos menores.
OC