Vaticano: Defender e respeitar os direitos da família

Cidade do Vaticano, 20 set 2013 (Ecclesia) – O Vaticano abordou hoje em conferência de imprensa o congresso internacional que o Conselho Pontifício para a Família (CPF) realiza em parceria com a União de Juristas Católicos Italianos, no Vaticano, até sábado.

D. Vincenzo Paglia, presidente do Conselho Pontifício para a Família, disse que a Carta dos Direitos da Família “é uma lâmpada profética que deve ser respeitada e defendida”.

Segundo o responsável, o congresso ‘Os direitos da Família e os desafios do mundo contemporâneo’ procura “retomar a inspiração dos princípios da Carta dos Direitos da Família”.

Segundo o prelado, o atual contexto cultural questiona a instituição da família “de uma maneira muito mais radical”, mas os princípios que a Carta “reconhece e ordena”, com 30 anos de existência, “permanecem firmes e com validade”.

“Se a família é uma comunhão de pessoas, a autorrealização depende muito da correta aplicação dos direitos dos indivíduos que a compõem”, desenvolveu D. Vincenzo Paglia que destacou que a família é um sujeito de diretos que estão diretamente ligados aos direitos do Homem.

“Alguns destes direitos aplicam-se imediatamente à família, como o direito dos pais à procriação responsável, à educação dos filhos ou outros direitos que afetam indiretamente a unidade da família”, acrescentou.

No congresso internacional do CPF participam mais de 200 juristas de diferentes países.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top