Vaticano: Data de início de Conclave vai ser decidida hoje à tarde, diz porta-voz

Assembleia para eleição do Papa deve começar depois de domingo, revelou padre Federico Lombardi

Cidade do Vaticano, 08 mar 2013 (Ecclesia) – O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi anunciou hoje no Vaticano que a data de início do Conclave para a eleição do Papa vai ser conhecida hoje à tarde, após votação que os cardeais vão realizar em reunião.

A reunião desta tarde está prevista para as 17h00 locais e o anúncio do dia de abertura do Conclave deve ser conhecido pelas 19h00 (hora local, menos uma em Lisboa), esperando-se para outra ocasião a indicação da hora da missa que antecede a assembleia eletiva, apontou.

A Sala de Imprensa do Vaticano refere que o início do Conclave vai ocorrer “provavelmente dentro dos primeiros dias da próxima semana”.

Na congregação (reunião) geral desta manhã estiveram presentes 115 dos 117 cardeais eleitores, ou seja, prelados com menos de 80 anos a 28 de fevereiro, data do início da Sede Vacante, período entre a morte ou renúncia de um Papa e a eleição do sucessor.

O Colégio Cardinalício aceitou o pedido de dois cardeais eleitores que comunicaram a intenção de não estarem presentes no Conclave: o arcebispo emérito de Jakarta, Indonésia, D. Julius Darmaatmadja, e D. Keith Michael O’Brien, arcebispo emérito de Edimburgo, Escócia.

De acordo com o que foi determinado pelo Papa emérito Bento XVI no documento em que modifica algumas normas relativas à eleição, é deixada ao Colégio Cardinalício a “faculdade de antecipar o início do Conclave se constar a presença de todos os Cardeais eleitores”.

Serão precisos 77 votos para eleger o Papa, correspondendo a 2/3 dos sufrágios dos 115 cardeais eleitores, adiantou o porta-voz.

Esta manhã pediram a palavra 18 cardeais na congregação geral, elevando para mais de 100 as intervenções nas reuniões que começaram segunda-feira.

Diálogo inter-religioso, bioética, justiça, colegialidade no governo da Igreja e importância do anúncio positivo e misericordioso do cristianismo foram alguns dos temas abordados nas intervenções desta manhã, em que estiveram presentes 153 dos 207 cardeais, adiantou o padre Federico Lombardi.

O responsável mencionou o site “Adopt a Cardinal” (Adote um Cardeal), em que os fiéis são convidados a rezar pelos prelados, página que congregou 360 mil pessoas até agora.

No domingo espera-se que os cardeais presidam à missa nas igrejas de que são titulares, em Roma.

A próxima meditação será orientada pelo cardeal maltês Prospero Grech, de 87 anos, especialista na vida e obra dos Padres da Igreja, autores dos primeiros séculos do cristianismo.

O padre Federico Lombardi vincou que os cardeais eleitores não devem receber informações através dos media durante o Conclave e referiu que estão em curso, na Capela Sistina, os trabalhos de instalação da chaminé por onde sairá o fumo negro ou branco, que anuncia, respetivamente, a continuação do escrutínio ou a escolha do novo Papa.

A conferência de imprensa começou com uma saudação a propósito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje.

No encontro com os jornalistas foi apresentado um vídeo sobre a Casa de Santa Marta, que hospeda os cardeais eleitores durante o Conclave, e onde também está reservado um espaço para o novo Papa, enquanto o apartamento pontifício, selado após a renúncia de Bento XVI, não estiver preparado.

O Conclave, palavra com origem no latim ‘cum clavis’ (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.

RJM
Atualizado às 16h01.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top