Vaticano: Confederação internacional da Cáritas com novo quadro jurídico

Cidade do Vaticano, 02 mai 2012 (Ecclesia) – A Santa Sé publicou hoje os novos estatutos e regulamento interno da confederação internacional da Cáritas (Caritas Internationalis), reforçando a sua ligação ao Conselho Pontifício ‘Cor Unum’, organismo responsável pela orientação das instituições católicas de caridade.

O decreto geral, assinado pelo Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, determina que “qualquer texto ou orientação doutrina ou moral emanado pela Caritas Internationalis, deve ser sempre submetido à aprovação preventiva” do referido Conselho Pontifício.

No documento fica ainda previsto que pelo menos três membros do Comité Executivo da confederação internacional da Cáritas sejam nomeados pelo Papa, após proposta do ‘Cor Unum’ e da Secretaria de Estado do Vaticano, e que seja constituída uma “comissão de assistência” para o campo jurídico, organizativo e técnico.

A Caritas Internationalis é uma confederação de 165 organizações católicas de solidariedade e serviço social, presentes em mais de 200 países e territórios, incluindo Portugal.

“Nos seus 61 anos de existência, a Caritas Internationalis revelou-se sempre um instrumento privilegiado da atividade caritativa do Vaticano”, assinala uma nota divulgada pela santa Sé.

O novo quadro jurídico é apresentado cerca de oito anos após a carta do Papa João Paulo II ‘Durante a Última Ceia“, para a concessão da personalidade jurídica canónica à confederação internacional da Cáritas.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top