Vaticano condena atentado no Líbano

Explosão de carro armadilhado no bairro cristão de Achrafieh, em Beirute, provocou pelo menos oito mortos e 78 feridos

Cidade do Vaticano, 20 out 2012 (Ecclesia) – O Vaticano condenou hoje o atentado ocorrido sexta-feira no bairro cristão de Achrafieh, em Beirute, no Líbano, que provocou pelo menos oito mortos e 78 feridos.

Uma carta assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, e endereçada ao patriarca Béchara Boutros Raï, presidente da assembleia dos patriarcas e bispos católicos libaneses, dá voz à preocupação de Bento XVI por “mais um episódio de violência que gerou tanto sofrimento na região”.

“Tal como fez durante a sua última viagem apostólica” àquele país, em setembro deste ano, o Papa “pede a Deus que faça do Líbano uma região de paz e reconciliação”, refere o texto.

Ao longo da mensagem, veiculada pela sala de imprensa da Santa Sé, Bento XVI associa-se “em oração” às famílias das vítimas atingidas pelo “terrível ataque” e expressa a sua “profunda compaixão” por todos os feridos.

O atentado ocorreu perto da sede da secretaria-geral da coligação 14 de Março, liderada por Saad Hariri, filho do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri, assassinado em 2005, e do quartel-general do partido cristão Falange Libanesa.

A explosão de um carro armadilhado provocou a morte do chefe do serviço secreto das Forças de Segurança Interna, Wissam al Hassan, e atingiu diversas crianças que saiam da escola, perto da praça de Sassine.

A situação já foi também abordada pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, que sublinhou “a mais firme condenação pela absurda violência homicida que o atentado manifesta, contrário aos esforços e ao empenho para preservar uma convivência pacífica no Líbano”.

“Enquanto participa com compaixão na dor pela morte e pelos ferimentos de tantas pessoas, a Santa Sé faz votos de que este facto terrível não seja ocasião para uma nova escalada de violência”, salienta o sacerdote.

Na última noite, milhares de libaneses saíram à rua para uma vigília de oração perto do local do atentado e rezaram a favor da paz.

 JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top