Vaticano: Bispos libertados na Nicarágua

D. Rolando Álvarez estava na cadeia há mais de um ano

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 14 jan 2024 (Ecclesia) – O governo da Nicarágua anunciou a libertação de dois bispos e vários sacerdotes católicos, que vão ser acolhidos pela Santa Sé.

Segundo o portal de notícias do Vaticano, estão em causa D. Rolando Álvarez, detido há mais de um ano, D. Isidoro del Carmen Mora Ortega, dois seminaristas, quinze sacerdotes.

“A notícia, divulgada pelos meios de comunicação social locais, foi confirmada pelo governo de Manágua. Com exceção de uma pessoa, que permaneceu na Venezuela, todos chegaram a Roma durante a tarde e são agora hóspedes da Santa Sé”, precisa o ‘Vatican News’.

D. Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa e administrador apostólico da diocese de Estelí, tinha sido condenado a 26 anos de prisão e estava na prisão desde fevereiro de 2023, depois de ter estado em prisão domiciliária desde agosto de 2022.

Na última semana, perante diplomatas de todo o mundo, Francisco referiu-se ao conflito entre o governo da Nicarágua e a Igreja Católica, que levou à prisão de vários membros do clero e ao encerramento de diversas instituições eclesiais.

“A Santa Sé não cessa de convidar a um diálogo diplomático respeitoso pelo bem dos católicos e de toda a população”, afirmou.

Já no primeiro dia de 2024, o Papa disse acompanhar “com viva preocupação” o que está a acontecer na Nicarágua, onde sacerdotes e bispos foram “privados da liberdade”, manifestando aos seus familiares e à Igreja no país a sua “proximidade na oração”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top