Papa emérito quer dedicar-se à «oração e reflexão»
Cidade do Vaticano, 28 fev 2013 (Ecclesia) – Bento XVI vai ficar a residir num antigo mosteiro de clausura no Vaticano enquanto Papa emérito, mas a sua primeira residência após o fim do pontificado será em Castel Gandolofo, arredores de Roma.
Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, Bento XVI deverá manter-se no palácio apostólico, propriedade da Santa Sé, durante “um período de pelo menos dois meses”.
Joseph Ratzinger irá morar posteriormente, já após a eleição do seu sucessor, num edifício que foi sede de um mosteiro de irmãs de clausura no Vaticano até há alguns meses e foi alvo de obras de renovação.
O Papa despediu-se hoje dos fiéis, na Praça de São Pedro, e agradeceu “o respeito e a compreensão” com que foi recebida a sua decisão de renunciar ao pontificado.
“Continuarei a acompanhar o caminho da Igreja, na oração e na reflexão”, referiu, adiantando que não terá qualquer função no Governo da Igreja Católica.
Bento XVI apresentou a sua renúncia no último dia 11, com efeitos a partir de hoje, por causa da sua “idade avançada”, abrindo caminho à eleição do seu sucessor.
A última renúncia de um Papa tinha acontecido há quase 600 anos, com a abdicação de Gregório XII, em 1415.
OC