Papa emérito descansou e participou em celebração da Missa, no seu quarto
Cidade do Vaticano, 30 dez 2022 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano informou hoje que o Papa emérito Bento XVI se encontra em situação clínica “estacionária”, após o agravamento do seu estado de saúde, nos últimos dias.
“Ontem [quinta-feira] à noite o Papa emérito pôde descansar bem. Ontem à tarde também participou na celebração da Santa Missa, no seu quarto. No momento atual, a sua condição é estacionária”, indica Matteo Bruni, em comunicado enviado aos jornalistas.
Na quinta-feira, o diretor da sala de imprensa da Santa Sé tinha adiantado que Bento XVI se encontrava “absolutamente lúcido e alerta”, acrescentando que, “embora o seu estado continue a ser grave”, a situação era “estável”.
Bispos e responsáveis católicos de todo o mundo lançaram apelos à oração pelo Papa emérito Bento XVI, de 95 anos, após o agravamento do seu estado de saúde, anunciado esta quarta-feira pelo Vaticano, depois de o Papa Francisco ter pedido orações pelo seu antecessor, indicando que este se encontrava “muito doente”.
No antigo mosteiro ‘Mater Ecclesiae’, onde Bento XVI vive desde 2013, após a sua renúncia, o Papa emérito é acompanhado pelo seu secretário particular, D. Georg Gaenswein, e um grupo de leigas da associação ‘Memores Domini’, além da equipa médica.
A Diocese de Roma promove hoje a celebração de uma Missa para rezar pelo Papa emérito, a partir das 17h30 (16h30 em Lisboa) na Basílica São João de Latrão, com transmissão online pelos canais do Vaticano.
Ainda hoje, o Vaticano confirmou que, tal como anteriormente anunciado, Francisco vai presidir este sábado, pelas 17h00 (menos uma em Lisboa), às I vésperas da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, com ‘Te Deum’, na Basílica de São Pedro, em ação de graças pelo ano que decorreu, visitando depois o presépio na Praça de São Pedro.
A 1 de janeiro de 2023, o Papa vai presidir à Missa, a partir das 10h00 locais, no 56.º Dia Mundial da Paz. |
Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn (Alemanha), no dia 16 de abril de 1927, um Sábado Santo, tal como acontece em 2022, e passou a sua infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da Áustria.
Juntamente com o seu irmão Georg, foi ordenado padre a 29 de junho de 1951; dois anos depois, doutorou-se em teologia com a tese ‘Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho’.
No dia 19 de abril de 2005 foi eleito como o 265.º Papa, sucedendo a João Paulo II; a 11 de fevereiro de 2013, Dia Mundial do Doente e memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, anunciou a renúncia ao pontificado, com efeitos a partir do dia 28 do mesmo mês, uma decisão inédita em quase 600 anos de história na Igreja Católica.
OC
Vaticano: Bento XVI em situação «grave», mas «estável» – porta-voz (atualizada)