Seminário reúne responsáveis eclesiais, professores e leigos à volta de um tema que irá estar em cima da mesa no Sínodo dos bispos em 2012
Lisboa, 26 ago 2011 (Ecclesia) – Bento XVI reencontrou-se esta quinta-feira com alguns dos seus antigos alunos do curso de teologia, em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, para um seminário de quatro dias dedicado à nova evangelização.
A iniciativa decorre no centro de congressos de Mariápolis, dentro da residência pontifícia de verão, e “prossegue a tradição iniciada pelo Papa em 1977, quando ainda era professor na universidade de Ratisbona, na Alemanha”, refere o jornal L’Osservatore Romano.
Aquele diário vaticano esclarece ainda que o tema escolhido para este ano “está dentro da linha que marcará o encontro do Papa com representantes das dioceses comprometidas com a Nova Evangelização no Ocidente, marcado para 15 e 16 de outubro de 2012”.
Para a mesma data está prevista “a realização da 13ª Assembleia-geral Ordinária do Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização”.
Entre os cerca de 40 antigos alunos que corresponderam ao convite do Papa encontram-se o arcebispo de Viena, cardeal Christoph Schönborn, o bispo auxiliar de Hamburgo, D. Hans-Jochen Jaschke, e o secretário do Conselho Pontifício para a Cultura, padre Barthélémy Adoukonou.
Marcam ainda presença diversos párocos, religiosos, professores e leigos, que há mais de 40 anos tiveram a oportunidade de debater a sua tese de doutoramento com o professor Joseph Ratzinger.
O padre português Henrique Noronha Galvão, professor jubilado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, integra o grupo de antigos alunos de Bento XVI que já participou nestes encontros.
O sacerdote não está presente em Castel Gandolfo por motivos de saúde, à semelhança do que aconteceu em 2010, mas em declarações prestadas hoje à Agência ECCLESIA diz que espera reencontrar-se com o Papa na edição do próximo ano.
No programa temático previsto até domingo, destaque para uma palestra sobre como “Falar de Jerusalém em Atenas: Palavras de Deus num mundo que resiste”, que será proferida este sábado por Hanna-Barbara Gerl-Falkovitz, professora de Filosofia das Religiões na Universidade de Dresden, na Alemanha.
Nesse mesmo dia, Otto Neubauer, diretor da Academia para a Evangelização da Comunidade Emanuel de Viena, na Áustria, vai falar sobre “Uma evangelização sempre nova – quando a pobreza se transforma numa ponte entre os homens”.
Este já tradicional seminário de verão marca também a reunião de Bento XVI com uma nova fornada de alunos que, há quatro anos, escreveram a sua tese de final de curso a partir de textos redigidos pelo Papa.
Atualizado às 13h00.
JCP/RM