Vaticano: Associação dos Caretos de Podence participou em audiência com o Papa

Iniciativa assinalou 5.º aniversário de inscrição como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 22 jan 2025 (Ecclesia) – Uma delegação da Associação dos Caretos de Podence participou hoje, com os trajos tradicionais, na audiência pública semanal do Papa Francisco.

“Os Caretos de Podence, símbolo da rica tradição cultural portuguesa”, refere uma nota da instituição, divulgada online, estiveram no Vaticano “como parte das celebrações do 5.º aniversário da sua inscrição como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO”.

Os representantes, que se destacavam entre os presentes no Auditório Paulo VI, pelo colorido das roupas, foram acompanhados pelo padre Eduardo Novo, pároco na unidade pastoral de Macedo de Cavaleiros, na Diocese de Bragança-Miranda.

“Este encontro simbólico destaca a relevância universal da herança cultural dos Caretos, que representam uma manifestação única do Carnaval tradicional de Trás-os-Montes. A comitiva presenteou o pontífice com uma peça do emblemático traje de Careto, um gesto que reflete o orgulho desta tradição singular é conhecida mundialmente”, indicam os responsáveis.

Para a Associação dos Caretos de Podence, este momento representou “um marco histórico, reforçando a importância de preservar e valorizar tradições locais que ganharam projeção global, mostrando o quanto elas podem contribuir para o diálogo entre culturas e a promoção da identidade de um povo”.

Em 2019, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO inscreveu os Caretos de Podence, de Trás-os-Montes, em Portugal, na lista de Património Imaterial da Humanidade.

OC

Podence: Um «entrudo comunitário», que aponta a uma nova fase na vida social e religiosa

Carnaval: Caretos de Podence são um ícone de Trás-os-Montes e de Portugal

 

Partilhar:
Scroll to Top