Vaticano associa-se a Dia Mundial do Autismo

Presidente do Conselho Pontifício para o setor anuncia realização de conferência internacional dedicada a esta doença

Cidade do Vaticano, 02 abr 2014 (Ecclesia) – O Vaticano associou-se ao Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se assinala hoje, deixando uma mensagem de “proximidade e solicitude” a todos os doentes e suas famílias.

O presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde (CPPS), D. Zygmunt Zimowski, assina o texto, intitulado ‘A esperança que vem da colaboração e da confiança’, no qual anuncia a realização no Vaticano, de 20 a 22 de novembro, da XXIX Conferência Internacional, organizada pelo organismo da Santa Sé, com o tema ‘O autismo, doença de muitas faces: gerar a Esperança’.

O arcebispo polaco exprime “a proximidade e a solicitude de toda a Igreja para a realidade que vivem as pessoas afetadas” pelo autismo, dirigindo-se em particular “às famílias que partilham quotidianamente esta experiência”.

O responsável exorta todos a não “perder a esperança”, reiterando que é necessário apoiar as famílias “para que não se sintam perdidas ou em crise nas suas relações afetivas” face à “real dificuldade de integração e de comunicação que passa da pessoa autista a quem entra em contacto com ela”.

O presidente do CPPS propõe um caminho de “integração na comunidade, rompendo o isolamento e as barreiras impostas pela patologia e pelo preconceito, através do reforço das relações interpessoais”.

Nesse sentido, apela ao “apoio do compromisso social, com ações sinérgicas no âmbito do tratamento, da informação, da comunicação e da formação, favorecendo a mudança para uma verdadeira compreensão e para a aceitação da doença, que nunca nega ou diminui a dignidade de que é revestida cada pessoa”.

Em relação à conferência internacional a ser realizada em novembro, o prelado sublinha que será uma oportunidade para “a comunidade científica, as famílias e as instituições de formação e de inserção social debaterem e assumirem compromissos”.

Para assinalar a data, o Papa recebeu hoje na Praça de São Pedro uma bicicleta branca especial, a ‘hug bike’ (bicicleta dos abraços), oferecida por três jovens autistas.

Dino Netto, um dos promotores do projeto, disse ao jornal do Vaticano que a ideia nasceu “da intuição de um grupo de pais” e procura tornar os percursos em bicicleta “mais seguros e adequados” para estes doentes.

Vários países do mundo vão associar-se à campanha ‘Light It Up Blue’ (Iluminar de azul), em que monumentos e edifícios simbólicos ‘pintados’ de azul, numa ação de sensibilização para o problema.

Segundo a Associação Europeia de Autismo, o autismo e perturbações do desenvolvimento afetam aproximadamente uma em cada 150 crianças.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top