Vaticano: Alunos do Colégio Português, em Roma, celebram missa com o Papa ao longo desta semana

Simplicidade de Francisco, que «prepara o altar» e «arruma os livros», destacada pelo reitor da instituição

Roma, 13 mai 2013 (Ecclesia) – Os alunos do Pontifício Colégio Português, de Roma, participam nas missas presididas pelo Papa Francisco na capela da Casa de Santa Marta ao longo desta semana, revelou hoje o reitor da instituição.

O padre José Fernando Caldas Esteves e o vice-reitor, padre Paulo José Sequeira Figueiró, concelebraram com o Papa na missa desta manhã, juntamente com duas religiosas da comunidade que reside na instituição.

Ao longo desta semana, participarão 10 sacerdotes por dia na celebração que Francisco preside na capela da casa que acolhe Jorge Mario Bergoglio desde o Conclave de março.

A oportunidade de estar com o Papa nas missas diárias surgiu no contexto da consagração do pontificado do Papa a Nossa Senhora, que hoje aconteceu em Fátima, ao qual os sacerdotes portugueses que residem no Colégio se quiseram associar.

“Fizemos o convite ao Papa para vir aqui ao Colégio fazer a consagração do pontificado diante da imagem de Nossa Senhora, que é do mesmo escultor da que está em Fátima, manifestando de imediato a disponibilidade para nos deslocarmos à Casa de Santa Marta”, contou o padre José Caldas à Agência ECCLESIA.

O reitor do Colégio Português disse que a missa presidida pelo Papa foi uma “celebração simples”, tendo sido Francisco a “preparar o altar e a arrumar os livros”; no fim, num “aviso paroquial”, desejou “feliz aniversário” a monsenhor Peter Brian Wells, que hoje faz anos.

O sacerdote disse que na missa foi assinalada a festa litúrgica de Nossa Senhora de Fátima, tendo o Papa referido a importância de Maria, na sua homilia.

A intervenção recordou a importância do Espírito Santo para a “memória” dos cristãos, que não devem ser “prisioneiros da conjuntura”, e alertou para a tentação de se julgar um “prémio Nobel da santidade”.

A simplicidade de Francisco foi testemunhada também após a missa, quando os sacerdotes voltaram para a capela para rezar e, procurando o Papa, viram-no “sentado no meio dos fiéis”, conta o padre José Caldas.

Já fora da capela, o Papa argentino cumprimentou todos os que participaram na celebração, “um a um”, tendo conversado “com toda a gente”: “Teve tempo para todos, tirou fotografias com toda a gente, sem formalismos nem horários. Se tivesse tema de conversa ainda lá estávamos”, disse o reitor do Colégio Português.

Nessa ocasião, os dois sacerdotes e as duas irmãs recordaram a consagração que acontecia em Fátima, o que o Papa “agradeceu”.

No fim da celebração de 13 de maio, no Santuário de Fátima, D. José Policarpo consagrou o pontificado de Francisco a Nossa Senhora, cumprindo um pedido “expresso” que o novo Papa lhe fez após ter sido eleito.

PR/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top