Cidade do Vaticano, 22 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa autorizou a publicação dos decretos que abrem caminho à canonização de três fiéis católicos e à beatificação de outros oito, entre eles um adolescente mártir, um samurai e um padre argentino que inspirou Francisco.
Os futuros santos são Estanislau de Jesus Maria da Polónia (1631-1701), fundador da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição da Beatíssima Virgem Maria; José Sánchez del Río, mexicano (1913-1928), martirizado aos 14 anos durante a perseguição religiosa no México; e José Gabriel del Rosario Brochero (1840-1914), conhecido como o ‘Cura Brochero’, que percorreu a Argentina numa mula para levar a mensagem do Evangelho no século XIX.
Em 2013, após a beatificação deste sacerdote, Francisco desejou no Vaticano que haja mais padres capazes de “dar a sua vida ao serviço da evangelização, seja de joelhos diante do crucifixo, seja dando testemunho em todos os lugares do amor e da misericórdia de Deus”.
Os futuros beatos incluem o japonês Justo Takayama Ukon (1552-1615), senhor feudal (daimyo) que se converteu ao catolicismo e teve de fugir do país por causa da sua fé, abdicando de honras e riquezas.
OC