Valência: «Onda de solidariedade» vai ajudar a reconstruir paróquias

D. Salvador Giménez Valls, do clero valenciano, recorda impacto das inundações nas igrejas e outras estruturas

Las Palmas, Espanha, 05 nov 2024 (Ecclesia) – D. Salvador Giménez Valls, bispo de Lleida, disse hoje à Agência ECCLESIA que espera uma “onda de solidariedade” de todas as dioceses espanholas, para ajudar as comunidades de Valência.

“Estou convencido de que todas as dioceses ajudarão as paróquias e o grupo de pessoas afetadas pelas inundações”, referiu o responsável católico, que foi ordenado padre na Diocese de Valência, tendo trabalhado nas zonas mais afetadas pelas inundações, enquanto sacerdote.

O entrevistado recordou o que aconteceu com o terramoto na zona de Múrcia, em Lorca (2011), quando as dioceses espanholas se mobilizaram para a reconstrução de igrejas e espaços paroquiais afetados pelo sismo.

“Espero que os padres recebam, agora, ajuda das outras dioceses para reconstruir os espaços dos templos sagrados, que também foram totalmente destruídos, e das residências paroquiais”, indicou D. Salvador Giménez Valls.

Foto Agência ECCLESIA/PR, D. Salvador Giménez Valls, bispo de Lleida

O bispo sublinha que a população da Comunidade Valenciana ainda tinha vivas na memória as cheias de 1957 e de 1982; as chuvas da última semana afetaram, desta vez, a região mais a sul.

“Durante muito tempo não há água, não há chuva, mas quando chega destrói praticamente tudo”, lamenta.

O Governo de Espanha declarou hoje como “zona de catástrofe” a região de Valência e aprovou um primeiro pacote de 10 mil e 600 milhões de euros em ajudas às populações e empresas afetadas pelas inundações.

As inundações no leste de Espanha causaram pelo menos 217 mortos, segundo os balanços mais recentes das autoridades locais e nacionais.

Várias igrejas estão a funcionar como centros de recolha e distribuição de alimentos e bens de primeira necessidade ou como centros logísticos, onde também são fornecidas refeições quentes e vestuário.

Para o bispo de Lleida, as pessoas atingidas têm cultivada uma nova relação, entre si, “muito mais forte do que era antes”.

Da sua diocese, acrescenta o responsável, têm sido enviados donativos em dinheiro, em articulação com as comunidades de Valência, evitando o desperdício de recursos com o transporte de bens.

D. Salvador Giménez Valls participa na reunião das comissões episcopais da comunicação social de Portugal e Espanha, que decorre até quarta-feira, na Gran Canaria (Espanha).

OC

Espanha: Arcebispo de Valência apela à unidade e ao trabalho em conjunto, após cheias

 

Partilhar:
Scroll to Top