Uruguai: «Átrio dos Gentios» chega a «um dos países americanos mais atingidos pelo secularismo»

Iniciativa do Vaticano para o diálogo entre crentes e não crentes decorre em Montevideo entre 6 e 7 de novembro

Cidade do Vaticano, 06 nov 2015 (Ecclesia) – A cidade uruguaia de Montevideo vai acolher entre hoje e amanhã uma sessão do “Átrio dos Gentios” sobre “a liberdade e a construção da sociedade”.

Naquele que “é considerado um dos países americanos mais atingidos pelo secularismo”, a ideia é refletir sobre esta realidade e sobre temas como “a liberdade de educação” e “expressão”, explica o site do Conselho Pontifício para a Cultura.

O “Átrio dos Gentios”, iniciativa do Vaticano para o diálogo entre crentes e não-crentes, é dinamizado pelo CPC desde 2011, tendo já passado por várias cidades do mundo, incluindo Braga e Guimarães.

A organização do evento na cidade de Montevideo está a cargo da arquidiocese local e conta com o apoio do Ministério Uruguaio dos Negócios Estrangeiros.

Segundo o programa publicado pelo CPC, a iniciativa vai contar com a participação de “personalidades de relevo das culturas laica e católica, ligadas ao mundo da religião, da política, da universidade, do jornalismo, entre outros”.

Destaque para a presença de oradores como Julio Sanguinetti, antigo presidente uruguaio, dos historiadores Gerardo Caetano e Ana Ribeiro, do padre Eduardo Casarotti, reitor da Universidade Católica do Uruguai, do matemático Roberto Markarian, da presidente da Associação Uruguai das Agências de Publicidade, Patricia Lussich, e do jornalista Tomás Linn.

Todos os debates terão ainda o contributo do presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top