União Europeia: Bispos católicos pedem «energia acessível para todos», perante cenário de crise

COMECE alerta para impacto da guerra na Ucrânia, perante aproximação do inverno

Foto: Lusa/EPA

Bruxelas, 08 nov 2022 (Ecclesia) – A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) publicou uma declaração sobre a atual crise energética, exortando os responsáveis comunitários a garantir “energia acessível para todos”.

A nota, publicada esta segunda-feira, recorda especialmente os mais vulneráveis, “sem perder de vista os objetivos de longo prazo de uma transição energética justa e sustentável”.

Os responsáveis defendem “medidas temporárias de mitigação e uma distribuição justa de recursos”, bem como a “pesquisa de formas alternativas de energia”.

Os bispos católicos aludem ao impacto da “agressão militar russa contra a Ucrânia”, iniciada a 24 de fevereiro, lamentando “a dependência excessiva da União Europeia de um fornecedor de petróleo e gás”, face a Moscovo.

“Esta situação não só reforçou a insegurança energética na Europa, mas também resultou no aumento dos preços” com impacto negativo nos vários Estados-membros, “em particular nos seus membros mais vulneráveis”, pode ler-se.

A COMECE refere, na sua nota, as dificuldades sentidas por empresas e trabalhadores, face ao aumento do custo de vida, e alerta para o impacto do inverno, que se aproxima.

O organismo representativo dos episcopados católicos da União Europeia apela à solidariedade coletiva e a um consumo energético “responsável”.

Dirigindo-se aos responsáveis políticos, a COMECE exorta a enfrentar a atual emergência com três princípios: destino universal dos bens, opção preferencial pelos pobres, justiça e paz.

OC

Partilhar:
Scroll to Top