Um cabaz de rebuçados na Quaresma

Luis Filipe Santos, Agência ECCLESIA

Nos últimos dias, os portugueses estão a receber prendas natalícias… Um cabaz de rebuçados embrulhado com papel colorido e com IVA zero… Uma medida estrutural ou promocional?

A alteração ao valor do IVA em 44 produtos é uma medida temporária, que estará em vigor entre os meses de abril e outubro, e entrará em vigor 15 dias após a publicação em Diário da República. Apesar de ser temporária acredito que as famílias possam poupar uns trocos… Todavia, passados aqueles meses volta tudo à estaca zero.

Estamos na Quaresma com prendas natalícias, mas quando se celebrar o Natal os portugueses voltam a olhar para o aquário e apreciar o bailado dos peixes… Visualizam através do vidro, mas não conseguem tocar-lhes.

O panorama português não se altera com medidas temporárias… O sabor do rebuçado é algo passageiro, depois fica só a recordação da prenda embrulhada. Estruturalmente nada se altera… Está na hora de se colocar a demagogia para a valeta e apostar numa pedagogia coerente e com valores.

Em pleno século XXI, os portugueses não necessitam de rebuçados, mas de políticas mais justas que diminuam o fosso entre os pobres e os ricos.

Partilhar:
Scroll to Top