Uganda: «Ajuda a Igreja que sofre» recolhe apoios para «rádio de paz»

Na diocese de Lira, a emissora WA quer resgatar as inúmeras «crianças-soldado» apanhadas no meio da guerra civil entre rebeldes e governo

Lisboa, 20 mai 2011 (Ecclesia) – A organização internacional católica “Ajuda a Igreja que Sofre” (AIS) está a recolher donativos para ajudar um  projeto rádio no Uganda, que tem como  objetivo espalhar mensagens de paz num país marcado por 20 anos de guerra civil.

“Há ainda crianças-soldado que é preciso resgatar para a vida, se não ajudarmos estes meninos nunca mais vão regressar às suas casas, e vão continuar nas mãos dos rebeldes, que os escravizam e espalham a morte na região” sublinha a AIS, num comunicado publicado no seu site oficial.

As crianças estão nas mãos do Exército da Resistência do Senhor (LRA), liderado por Joseph Kony. Estima-se que desde 1987, ano em que começou a revolta armada contra o Governo do Uganda, o número de infantes raptados e forçados a lutar tenha ultrapassado a barreira dos 30 mil.

A diocese do Lira, no norte do Uganda, tem procurado contribuir para a resolução deste problema, dedicando o seu programa infantil da Rádio WA à difusão de mensagens dirigidas a todos esses meninos, espalhados pelo mato.

Agora, esta iniciativa está ameaçada, quer pelas exigências dos rebeldes, que dizem que só assinam um acordo de paz se o programa deixar de ser transmitido, quer pelas dificuldades económicas, já que Lira é uma das regiões mais pobres do país.

“São necessários 4300 euros para ajudar a fazer desta rádio um sinal eficaz da esperança de Cristo, a mais pequena contribuição vale uma fortuna em África” sustenta a AIS.

Quem quiser deixar a sua contribuição só tem de escolher uma das alternativas disponíveis, através da página oficial dedicada à iniciativa.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR