Francisco denuncia «monstruosidade» do conflito, saudando crianças acolhidas na Itália
Cidade do Vaticano, 30 mar 2022 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje no Vaticano à oração de todos os católicos para que “acabe esta crueldade selvagem que é a guerra”, numa referência ao conflito em curso na Ucrânia.
Francisco falava depois de deixar uma mensagem “particularmente afetuosa” às crianças ucranianas recebidas por várias instituições solidárias italianas e pela embaixada da Ucrânia junto da Santa Sé.
“Com esta saudação às crianças, voltamos a pensar nesta monstruosidade da guerra”, referiu, no final da audiência pública semanal que decorreu no Auditório Paulo VI.
O Papa cumprimentou várias das crianças – alguns levaram desenhos, que ofereceram ao pontífice – e tirou uma foto de grupo com os refugiados, num gesto saudado pela assembleia com uma salva de palmas.
O Vaticano informou na terça-feira que uma ambulância oferecida pelo Papa à cidade ucraniana de Lviv vai ser usada para ajudar crianças atingidas pela guerra.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1179 civis, incluindo 104 crianças, provocando elevados danos materiais.
Segundo a ONU, a guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 3,9 milhões de refugiados.
O Papa tem repetido mensagens de condenação do conflito e promoveu, a 25 de março, um Ato de Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, que decorreu no Vaticano e em ligação a Fátima.
OC