Francisco pede que Igreja seja «lugar de encontro e de ajuda recíproca»
Cidade do Vaticano, 12 jul 2022 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem aos bispos greco-católicos da Ucrânia, reunidos na Polónia por causa da guerra no seu país, manifestando solidariedade com o sofrimento provocado pela invasão da Rússia.
“Caros irmãos bispos, uno-me espiritual ao vosso sofrimento, assegurando a minha oração e o meu compromisso que, muitas vezes, por causa da delicada situação, não surge nos media”, escreve Francisco, num texto divulgado esta segunda-feira pela Santa Sé.
A reunião dos responsáveis católicos acontece na cidade polaco de Przemysl.
O Papa deixa votos de que a Igreja seja um “lugar de encontro e de ajuda recíproca, na busca de novas formas de acompanhamento dos fiéis e de proximidade com eles”.
A mensagem evoca o encontro com o arcebispo-mor de Kiev, D. Sviatoslav Shevchuk, que Francisco recebeu em Roma, em 2019, e a comemoração dos Mártires de Lviv, celebrada a 27 de junho.
O Papa destaca que as atuais circunstâncias do conflito tornam mais compreensíveis as circunstâncias em que morreram os bispos, sacerdotes, religiosas e leigos que “caíram, vítimas do regime soviético comunista”.
“Que eles protejam hoje, desde o céu, o seu povo que sofre”, conclui.
OC